Catarata

Dr. Ivan Dias responde:

1O que é catarata?
Catarata é a perda da transparência do cristalino, lente natural do olho que fica atrás da pupila. É uma alteração considerada, na maioria dos casos, como um processo natural do envelhecimento.
2Como se percebe que está com catarata?
Um dos primeiros sinais é a baixa gradativa de visão. Muitos pacientes têm a sensação de que os óculos estão embaçados, como se houvesse uma névoa diante de seus olhos. Alterações no grau dos óculos também são comuns. Com a evolução da doença, a pessoa passa a enxergar cada vez mais embaçado.
3A catarata afeta apenas pessoas idosas?
Não. As pessoas mais afetadas são aquelas acima de 60 anos, mas em qualquer idade você pode ter a catarata, inclusive pode até nascer com catarata. Diabéticos e usuários de corticóide desenvolverão catarata mais cedo.
4Qual o tratamento para catarata?
Infelizmente não existem medicações ou colírios que possam tratar a catarata. O único tratamento é a cirurgia. A cirurgia consiste na retirada do cristalino opacificado e no implante de uma lente intra-ocular.
5Como é o procedimento?
A cirurgia da catarata evoluiu muito nos últimos anos. Este avanço permite que a cirurgia seja realizada com muita segurança, com baixo índice de complicações. A recuperação é bastante rápida e o paciente já no dia seguinte consegue notar uma grande melhora da visão. A cirurgia dura, em média, 15 minutos e após o término da cirurgia o paciente já é liberado para retornar para casa.
6Por que colocar uma lente artificial no olho? Existem tipos diferentes de lentes?
Porque o Cristalino é uma lente natural que pode apresentar de 15 a 25 graus e este grau precisa ser recomposto. Se o implante da lente não fosse realizado, o paciente precisaria usar um óculos com +_ 15 graus. E existem sim diversos tipos de lentes a serem implantadas. Algumas lentes são dobráveis e entram no olho por incisão de 2.0mm, o que descarta a necessidade da realização de pontos. O material das lentes também varia e é muito importante para se proporcionar melhor qualidade de visão.
Agende sua consulta!
*/ //]]>