Home » Tratamentos
É um exame simples e rápido que avalia a produção quantitativa da lágrima. Exame importante para diagnóstico da Síndrome do Olho Seco.
O teste de Schirmer pode ser realizado de 2 maneiras:
colocação.
Rosa bengala é um corante que é instilado no olho e que permite avaliar o grau de sofrimento das células superficiais da córnea e da conjuntiva pela baixa proteção do filme lacrimal.
O padrão da coloração pela rosa Bengala 1%, que se liga às células epiteliais normais e proteínas do filme lacrimal, mas cora os pontos onde o filme lacrimal está comprometido, pode ser extremamente útil para se estabelecer o diagnóstico. Coloração interpalpebral e da conjuntiva bulbar adjacente é comumente associada a ceratoconjuntivite seca ou exposição. Pode-se graduar o padrão da coloração de acordo com a observação da conjuntiva bulbar nasal e temporal e da córnea na área interpalpebral.
Uma consulta oftalmológica de rotina geralmente inclui:
A maioria dos concursos públicos solicita uma série de exames, incluindo uma avaliação oftalmológica completa.
O laudo é liberado imediatamente, quando os exames estão normais. Caso seja identificada alguma alteração, o paciente precisará retornar para realizar exames mais específicos.
No moderno exame de tomografia ocular, não se usa radiação e sim a tecnologia do laser. É um exame rápido e indolor. Obtêm-se várias fotos com perfis de superfícies importantes do olho como: nervo óptico, mácula, retina.
É útil para análise das fibras do nervo óptico, servindo então para diagnóstico (precoce) e acompanhamento do glaucoma, visualizando-se em perfil e quantificando-se a escavação glaucomatosa do nervo óptico.
Decisivo no diagnóstico e acompanhamento das doenças de mácula (buraco de mácula, degeneração macular, serosa central, retinopatia diabética, membrana neovascular, etc.) e em várias outras doenças de retina.
Diagnóstico do ceratocone, degeneração marginal pelúcida da córnea, etc.
Uso obrigatório no pré–operatório de cirurgia com Excimer Laser. Às vezes usado também no pré–operatório de catarata ou pterígio.
Indicado no pós–operatório no transplante de córnea e antes da adaptação das lentes de contato.
Se o exame for para diagnóstico pré-operatório de ceratocone ou cirurgia refrativa, é necessário suspender o uso das lentes de contato. Se a lente for gelatinosa, suspender por 07 dias e, no caso de lente fluorcarbonada (rígida), suspender por 15 dias antes da realização do exame. Somente para avaliação diagnóstica, suspender o uso das lentes de contato (tanto gelatinosa quanto rígida) por 02 dias.